English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Ventoinha elétrica para o radiador do Niva


Nivas equipados com motor AP necessitam de ventoinha elétrica para ventilar o radiador quando a vazão natural de ar frontal do carro não é suficiente para manter a temperatura da água na saída do radiador (na parte baixa do radiador) em torno de aproximadamente 90°C

Optei pela ventoinha elétrica do Monza com ar condicionado,  a qual possui excelente vazão e tamanho ideal para o radiador do Niva, alem da adaptação ficar bastante simples. É necessário confeccionar apenas  quatro suportes para fixar a ventoinha diretamente  no radiador original do Niva, vejam as fotos. 




Um acessório indispensável é usar um defletor para melhorar o direcionamento do fluxo de ar para as aletas do radiado otimizando muito a performance do sistema de ventilação.




As ligações elétricas para acionar a ventoinha devem ser feitas com cabos com seção não inferior a 6 mm2 e o fusível de proteção do circuito necessariamente deve proteger toda extensão do cabo. Como o termostato (ceboliha) fica posicionado na parte inferior do radiador, ou seja, sujeito água, lama, etc., uma providencia preventiva é não usar terminais de encaixe e sim soldar os cabos diretamente nos pinos do termostato  e isola-los com tubo termoencolhivel.

Para saber muito mais sobre o Niva, convido você a se inscrever em meu canal do YouTube.




Tópicos Relacionados:


Revisão completa no sistema de Arrefecimento do Niva


Indicadores Digitais de Temperatura de Arrefecimento no Niva


Adaptação do Sistema Selado no Arrefecimento do Niva