English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Opiniões sobre o Niva



Nome: Thais Lada Rover ( www.ladarover.cjb.net )

Cidade : Volta Redonda/RJ


Alguns fatos e mitos:

1 - O Niva é um carrinho acima de tudo UTIL! Ele vai levar voce a lugares que outros carros não levariam, ou levariam gerando enorme prejuizo financeiro. O Niva apesar de ter alguns problemas cronicos (na lista dos Camaradas do Niva voce vai aprender sobre eles), o Niva consegue ir a lugares realmente Off-Road. Fiz um passeio com os Camaradas recentemente e o Lada Rover me surpreendeu! Subiu em lugares inacreditaveis. Mas voce precisa saber se é essa a sua intenção... Se voce gosta de natureza, passeios ao ar livre em locais de dificil acesso (cachoeiras, montanhas e serras, e afins) o Niva é o carro pra voce. Mas se voce pretende usar somente na cidade, não se justifica. Compre um Ford Ka que atende perfeitamente.

2 - O Niva tem um alto consumo de combustivel. Comparado com os carros de passeio, o Niva vai consumir muito mais. Pense seriamente em GNV ou outras alternativas (nas listas voce tem como aprender sobre todas, AP, Alcool, etc.). A não ser que o fator $$$ não seja complicado pra voce. Vale a reflexão.

3 - Se voce quer um Off-Road, mas vai ser o seu unico carro, o Niva é a melhor opção também. A não ser que voce tenha a possibilidade de comprar uma Land Rover ou Toyota Band (sou louca nesses dois carros). Mas pelo custo x beneficio, foi a melhor escolha pra mim. Pelo preço que eu poderia pagar, um Willys/CJ não me atenderia (capota de lona, muito duro, pouca tecnologia), um Suzuki parece ser uma boa opção também, mas é bem mais caro. No geral, o Niva é um bom mix de carro de passeio (pra uso diario) com Off-Road. Não é um carro pro Paris-Dakar, mas não faz feio em passeios/trilhas leves, melhor que os SUVs (o pessoal aqui detesta isso). E no dia-a-dia dá pra rodar legal com ele (eu uso todo dia pra levar criança pra escola, pra sair, etc...)

4 - Existe um mito de que peças de reposição são complicadas. É besteira. Tudo que eu precisei até agora eu consegui. Voce tem umas 4 ou 5 lojas especializadas em Niva no Rio e São Paulo que tem de tudo. Basta comprar e (no meu caso no interior) esperar chegar em 1 dia ou 2 pelos correios. E olha que eu reformei o meu Lada Rover todo!!! O preços também não são tão complicados. Tinhamos um Renault Megane que pra algumas peças tinha que vir da França, e eram muito "salgadas"... o Niva vai ter uma manutençao compativel com os carros nacionais. Fora as possiveis adaptações com peças de outros carros (fiat 147, Passat, Gol, Fiorino, etc.).

5 - Especificamente pra mulher o Niva tem a facilidade no transito por ser um carro alto (o meu então está mais alto que o normal). Acabam-se aquelas famosas "fechadas" que os motoristas dão de maldade por ver que é mulher ao volante. O Niva impoe respeito (com quebra-mato de aço na frente e engate então...). Ninguem faz mais a besteira de impurrar o meu carro com parachoque em estacionamento. Sem falar no espanto que é parar o carro e descer um mulher. Todo mundo estranha no dia-a-dia o meu marido ir pro carona e eu pro volante.

6 - Pontos negativos: - Se voce esta acostumada com direção hidraulica vai sofrer um pouquinho até acostumar com o Niva. Pense no ato de manobrar como uma ginastica de alto impacto. Mas isso pode ser resolvido com a colocação de uma Caixa de Direção de Maverick. No meu eu vou colocar urgente (principalmente porque coloquei um volante esportivo menor, e isso aumenta a força que eu tenho que fazer pra manobrar...). O lado bom é que o meu marido não dirige o meu carro (ele odeia, hahaha... o dele tem direção hidraulica). - Não é um carro pra se correr muito . Se voce gosta de velocidade esqueça o Niva. No meu eu já andei a 110 Km/h e me pareceu bem inseguro. Não recomendo. A 90 Km/h a sensação de velocidade dele já fica legal. Sem falar que é um carro com 10 anos de uso (a maioria em off-road). Então não dá pra arriscar. A tremedeira/barulho dele fica muito forte. - A maioria não vem com ar-condicionado. Existem instalações possiveis, mas até agora eu ainda estou apelando pro quebra-vento. Tá certo que quem vai pro meio do mato de jipe é pra respirar o ar puro das montanhas, mas no dia-a-dia, no meio de engarrafamento, faz muita falta. Todo dia minha filhinha reclama do calor dentro do Niva. Dicas para compra: - Não tenha pressa. Eu pesquisei muito, viajei a outras cidades pra ver Nivas, até encontrar um em bom estado geral. Não espere nada comparado a carros de passeio quanto a conservação. Niva sempre tem algo por fazer. Mas não tenha pressa. Me ofereceram de tudo (até verdaderias "propostas indecentes" como carros quebrando por preços absurdos) - Esqueça a opinião de quem não teve Niva. Quem só anda de 4x2, é "urbanoide" e não gosta de natureza vai sempre te chamar de "maluca" por querer Niva (alguns familiares meus fazem questao de uma vez por semana dizer: "Vende logo isso!"). Outra opinião que não vale é de jipeiros em geral. Não sei porque mas eles odeiam Niva. O cara tem um Willys que parece um tanque de guerra, sobe até na parede, mas so serve pra isso (muito desconfortavel), no dia-a-dia ele anda de Honda Civic automatico, cheio de conforto. Mas insiste em falar mal do Nivinha. A maioria te indica um Willys/CJ e esquece de qual uso voce vai fazer do carrinho. - Comprar de quem entende (Camaradas de preferencia). A turma cuida melhor, e se adapta algo, adapta melhor. - Voce vai acabar aprendendo sobre mecanica. Tem homem que tem preconceito que mulher não entende de carro, pois eu lhe digo: com o Niva voce vai acabar aprendendo muito. Eu estou até querendo fazer o curso de Mecanica de Motores do SESI/RJ. Por não ter muita eletronica, o Niva é mais facil de se aprender. E é off-road, tem mais peças e detalhes que um carro comum, então quem entende de Niva, tira de letra os carros comuns. Enfim, o Niva realmente não é um carro pra qualquer um. Ter Niva significa um determinado perfil de pessoa. É um carro que tem uma certa personalidade. Tem dono certo. Outra coisa é que ele tem uma "aura" especial. A coisa da comunidade. Isso aqui é meio "religião". O Niva te dá gasto, toma seu tempo e parte da sua vida, mas voce não quer outra coisa. O clima de familia (seja por email, seja nos encontros) é muito legal. É um carro que traz junto com ele um grupo social. É oportunidade de conhecer gente legal, com interesses comuns, que curte natureza, viagens, e muito alto astral! Já falei com o meu marido que mesmo que ele ganhe na Mega Sena, eu vou comprar uma Land, mas não vou vender o meu Nivinha nunca. Vou reforma-lo enquanto for possivel. Se vale a pena ou não é questão de gosto. No mais, os Camaradas vão poder lhe esclarecer qualquer dúvida técnica que venha a surgir. Se realmente voce já cogitou a compra de um Niva, é sinal que voce já foi contagiada pelo mosquito do Niva. Voce já deve ter perfil de Niveira(o). Só não sabia disso! Seja bem vinda(o) ao grupo e que faça uma boa aquisição!

Um abraço

Thais Lada Rover


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: Djalma

Cidade : Alfenas / Mg


O Niva é uma boa opção para quem deseja um veiculo 4x4 de baixo custo, confortável e valente para uso off-road. É importante citar que originalmente não foi projetado para suportar as severas situações das trilhas, principalmente grandes erosões, mas por sua valentia em transpor obstáculos é largamente usado para esse fim, portanto, quem desejar usa-lo em trilhas pesadas, saiba que gastos com manutenção corretiva e preventiva serão necessários e freqüentes. O Niva é um carro fechado, com bom espaço interno, suspensão macia que propicia relativo conforto em viagem por estradas asfaltadas ou não e principalmente para passeios junto à natureza, as chamadas trilhas leves, enfrentando numa boa os eventuais obstáculos naturais que surgirem pelo caminho, lançando mão de seus recursos como a tração nas quatro rodas (full-time), redução, bloqueio alem de sua altura e suspensão adequadas, resumindo, não existe outro 4x4 com tudo isso pelo mesmo preço e só é mais barato porque é da marca Lada que infelizmente não soube consolidar-se no Brasil e pecou principalmente no pos-venda e assistência técnica dos carros, porem, acredito que Nivas em bom estado de conservação só tendem a valorizar-se com o passar do tempo. Particularmente não sou um fã da marca e sim do modelo o qual possui uma legião de admiradores espalhados por todo o mundo, quem duvidar basta fazer uma busca pela internet para comprovar.

Quem tem um Niva sabe que o carro necessita de algumas melhorias, porem isso não tira seus inúmeros méritos e seu inacreditável carisma, mas comprar um bom Niva no Brasil pode não ser tarefa fácil, pois muitos têm sua mecânica fadigada pelo esforço repetitivo das trilhas somada à manutenção inadequada, adaptações grotescas, uso de peças de reposição de procedência duvidosa, dentre outros fatores, mas não significa que é "fria" comprar um Niva, pelo contrario, pois existem varias lojas confiáveis que vendem peças originais a custos razoáveis, adaptações de peças nacionais são possíveis e até indicadas para certos itens, possibilidade de aproveitamento de varias peças dos modelos Laika e Samara que são idênticas (exemplo: motor, cambio, etc.) e facilmente encontradas em desmanches a preços atrativos, alem da concepção mecânica do carro ser simples e conhecida possibilitando ao dono aprender para executar ou supervisionar os serviços em seu carro. Um detalhe importante, não conheço nenhum Niveiro, não significa que não exista, que não tenha "sofrido" um pouco ate acertar o carro . Ter um Niva é bem diferente do que um Gol ou Uno, por exemplo, o Niva exige envolvimento e persistência para deixa-lo personalizado e mais confiável. Quando comprei meu Niva conhecia pouco de mecânica, alias nem gostava disso, porem o desafio de torna-lo viável fez-me aprender, criar, pensar em soluções e desenvolver habilidades que eu desconhecia ou achava-me incapaz, portanto, para quem gosta de desafios é um bom exercício, nada tão diferente se comparado com um Willys, por exemplo.

Quanto a adaptações de peças nacionais no Niva, sou favorável, desde que melhorem a performance do carro, não comprometam sua segurança e mantenham suas características off-road. Meu Niva tem varias, todas executadas com critério e capricho, com destaque para o motorização VW AP1.8 que se bem executada simplesmente não da problemas, alias, apos um período de acertos mecanicos, fiquei por um bom tempo gastando somente combustível e um pouco de meu tempo para executar manutenção preventiva na viatura a qual é diariamente utilizada na cidade e nos finais de semana na zona rural, onde tenho uma pequena chácara e lá costumo comprovar as qualidades off-road do carrinho explorando sempre que possível à privilegiada região montanhosa do sul de Minas Gerais.
Participe, deixe sua opnião sobre o Niva enviando uma mensagem para:
siteniva4x4@gmail.com.br


-----------------------------------------------------------------------------------------------

 Nome : Bruno Mega
Cidade : Rio de Janeiro
Copyright© 2002 NivaSite. Todos os Direitos Reservados.


Por que Niva ?

Quando vi o Niva pela primeira vez nas ruas do Rio de Janeiro, no começo da década de 90, confesso que fiquei um tanto quanto intrigado com aquele carro. Até então estávamos acostumados com as caminhonetes e picapes da Ford ou Chevrolet, no máximo alguns Jeeps Willys e Rurais, e o Niva tinha algo diferente. Não sei se era o visual misturado à mística e o folclore que envolvia o apelo de ser um carro russo, coisa que naquela época passava a impressão de algo robusto, confiável e indestrutível, mas o fato é que o Niva transmitia uma sensação de superioridade e, mesmo lembrando uma mistura de Fiat 147 com Brasília, ele conferia automaticamente a seu motorista uma posição de destaque no meio do trânsito urbano.
Em 1996 enfim, consegui juntar um dinheirinho para comprar meu primeiro carro e, como não poderia deixar de ser, procurei me informar um pouco mais sobre o Niva. Quis saber quanto custava um Niva usado, mas não tinha muitas esperanças, pois tinha certeza de que estaria acima do meu orçamento. Fiquei surpreso quando descobri que o preço era em média menor do que o que se pagava por um "carro popular" usado.
Nesse momento, adquirir um Niva passou a ser uma tarefa possível para mim, e isso só já seria suficiente para me animar bastante, não fosse a confusão que tomou conta da minha cabeça, vendo tanta gente falar mal do carrinho. Já tinha ouvido pessoas falarem muito bem dele, em tom de devoção e paixão, mas também já tinha ouvido pessoas falarem horrores dele. Seria só preconceito de alguns?
Claramente eu precisava no mínimo me informar melhor, antes de decidir torrar meu suado dinheirinho num Niva usado. Foi procurando amigos de amigos que tinham ou já tiveram Nivas que acabei conhecendo não só o carro, mas o mundo OffRoad e tudo mais que o cerca. Corri atrás, ligava para pessoas que me indicavam outras para ligar e fui estabelecendo uma rede de contatos que envolvia muita gente. Ouvi opiniões de todo o tipo de pessoas. Proprietários satisfeitos ou não, revendedores, mecânicos e etc.
Depois de muito ouvir, cheguei à conclusão de que o Niva tinha mais qualidades que defeitos, naturalmente levando-se em consideração a natureza deste carro e ao propósito que ele se destina. E percebi que o erro das pessoas era tentar ficar comparando o Niva com um carro de passeio. E os preconceitos e queixas vinham justamente desta comparação equivocada. Definitivamente o Niva não é um carro de passeio, pelo menos não dentro do padrão atual. Ele é um Jipe. E como tal, em sua categoria, é um dos melhores e mais confortáveis do mundo, tendo ainda a vantagem de possuir um sistema de tração 4x4 full time muito bem pensado, com bloqueio de diferencial central e caixa de redução.
Certa vez eu estava numa concessionária autorizada Lada aqui no Rio "paquerando" um Niva 0Km ano 1995 quando vi uma pessoa perguntando o preço para um vendedor. Esse cliente estava interessado num carro que pudesse levá-lo à sua fazenda, cujo acesso era complicado para um carro de passeio. Quando o vendedor mencionou o preço do 0Km, o sujeito entortou o nariz e reclamou, argumentando que era o equivalente à um "carro comum" zero bala. O vendedor então retrucou, dizendo: "É... realmente é isso mesmo. Só que o senhor não vai conseguir chegar à sua fazenda com um carro comum. Já com o Niva vai ser muito fácil, pois ele foi feito para isso. E o senhor não vai conseguir, para este propósito, nada que se compare ao Niva sem ter que desenbolsar pelo menos o dobro O Niva é de longe o 4x4 de melhor custo-benefício do mercado. Neste quesito ele é imbatível."
Está aí talvez a característica mais marcante do Niva. A relação custo-benefício. Sem dúvida que se eu tivesse dinheiro para comprar um SUV importado, cheio de conforto e tecnologia, eu compraria. Só que além de comprar, é preciso manter também e é nessas horas que a gente vê o dinheiro indo embora. A diferença de custo de manutenção entre o Niva e os demais 4x4 é muito grande, chega a ser um absurdo se comparado com Land Rovers, Cherokees e similares. Inacreditável!
Então precisamos separar as coisas. Se você pretende comprar um carro para ir passear no Shopping, não compre um Niva. Ele é duro, quente, feio e não dá Ibope entre as patricinhas. Agora, se você gosta de viajar, curtir a natureza, se você quer mais que um carro, quer um companheiro e não tem muito dinheiro para gastar com um SUV cheio de status, então seu carro é o Niva. Procure um Niva usado em bom estado e aos poucos vá dando a sua personalidade à ele. Estou no meu segundo Niva e comprei ele sem pressa. Após 3 meses procurando, encontrei meu carro ideal e não tenho do que reclamar, muito pelo contrário.
O Niva não é um carro ruim de se dirigir. Muita gente tem sido injusta com ele. Tive um Uno Mille comprado 0Km que tinha a direção mais dura que o meu primeiro Niva. A mala era do mesmo tamanho e, quanto ao conforto, não via lá muita diferença não. E além disso, hoje em dia já é possível colocar ar condicionado, bancos confortáveis e com um pouco de imaginação dá pra adaptar vidros elétricos e outras coisas que vão deixar o Niva bem mais gostoso de se dirigir e bem mais agradável para longas viagens.
Nunca tive problemas com relação à mecânica e peças de reposição. O Niva tem uma mecânica de concepção antiga sim, mas muito simples e de conhecimento de qualquer mecânico decente. Além disso, seu motor é duradouro e confiável, naturalmente se você não se descuidar da manutenção preventiva. Um pouco fraco, é verdade, poderia ser mais potente, mas isso hoje em dia não é mais problema, pois já existem kits para adaptação do Niva para o motor Volksvagen AP 1.8 e 2.0, presente nos Santanas, Gols e etc. E não se trata de trabalho artesanal não, é engenharia séria e muito bem feita. Mas mesmo para o motor original, existem peças nacionais que podem ser usadas perfeitamente, sem necessidade de adaptação. Ou seja, com um Niva você não está 100% dependente do estoque de peças originais na rede credenciada.
O Niva está presente no mundo inteiro. Existem Nivas rodando na Austrália, França, Inglaterra, Itália, Canadá, Uruguai e etc. A Lada tem modelos novos, mais modernos, bonitos e parecidos com SUVs atuais como esses Grand Vitaras da vida, naturalmente guardando-se as devidas proporções. Existem na Eupora modelos à Diesel, versões 4 portas, caminhonetes e etc.
No Brasil, infelizmente, sofremos com leis de restrição à importação de veículos impostas principalmente a partir de 1995 que acabaram por classificar erradamente a categoria do Niva. Com isso surgiram problemas para importação de modelos novos e as altas alíquotas fizeram com que deixasse de ser compensador e lucrativo trazer até mesmo esta versão do Niva que é mais conhecida pelos brasileiros. Tanto que o Boom do Niva desapareceu e modelos pós 1995 existem, mas são mais difíceis de se encontrar por aí. Existem Nivas 0Km à venda no Brasil. Trata-se de uma versão com Injeção Eletrônica padrão GM (a mesma do Corsa), motor mais potente e econônico. No visual, o carro é basicamente o mesmo, apenas com um painel mais bonito, bancos mais confortáveis e porta traseira mais bonita e prática. E enquanto que no Uruguai este mesmo carro é vendido no máximo por 7 mil dólares, no Brasil dificilmente sai por menos de 12 mil dólares. E com a cotação do dólar aonde está, fica realmente desanimador investir num Niva zerinho.
Mas com certeza o mercado brasileiro para o Niva existe e está carente. Talvez uma reformulação do processo de importação junto à fábrica ou então uma revisão da classificação do Niva na atual lei de importação de veículos, possa fazer renascer o boom deste valente russinho. Mas quanto à isso eu não tenho nenhum ou tenho pouco poder de influência, só me resta mesmo como consumidor, pelo menos até este momento em que escrevo minha história, torcer para que as coisam tomem o rumo certo.
Por hora, a melhor maneira que encontrei para sair em defesa do Niva e contribuir com minha modesta experiência com os demais proprietários, bem como ajudar aqueles que de alguma forma se interessam ou precisam de informação sobre o Niva, foi tomar a iniciativa de levar adiante a idéia do NivaSite. E para isso, conto também com a ajuda de amigos e de todos que se interessam pelo tema, seja me mandando relatos, soluções, matérias ou simplesmente me enviando mensagens via e-mail, dando força para enriquecer este espaço. A estas pessoas só tenho o que agradecer e dizer que o NivaSite hoje é uma realidade e a responsabilidade por mantê-lo é algo que só me motiva mais e mais e a cada dia que passa.
Um forte abraço a todos, e divirtam-se a bordo de um bom Niva!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: Bacalhau
Cidade : ?


Como tudo na infância, na vida, no amor, não é o objeto, o veículo em si. Um aglomerado de metal, borrachas, vidros, engrenagens e fluídos que vale, mas, a profunda e misteriosa ternura que a gente deposita nele, a carga de emoções que o valoriza e o separa dos demais veículos deste mundo.


Pode envelhecer, descascar, desconjuntar, enferrujar, quebrar e quase nos levar à falência...

Quanto mais velho e mais feio, mais perto fica do coração sensível e enternecido da nossa meninice. Faz parte da vida da gente, passeia junto, recebe pingos de cerveja, refrigerante e de sorvete (e pinga óleo no chão da garagem). Participa de momentos especiais com a família e os amigos.

É o companheiro nas tentativas de superação e conquista dos caminhos difíceis da vida. Basta que o procuremos e ele estará lá, resignadamente, à nossa espera.

Não importa se está quebrado e não pode nos levar a um passeio. Mesmo assim, imoto, ainda tem vida, alma, personalidade.

Não nos culpa por termos relaxado com sua manutenção. Mas, pacientemente, permite que esqueçamos nossos estresses, frustrações, revoltas, numa terapia, ao tentarmos consertá-lo e melhorá-lo, como se tentássemos consertar a nós mesmos.
 
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------


Nome: Geniva
Cidade : Vera Cruz - RS


ENTRANDO NO MUNDO NIVA

Comprei um carro pro dia a dia. Acabaram-se os gastos com peças, mecânicos, etc...
Fiquei mais tempo em casa, descansando. Andava quase só no asfalto, enfim, tornei-me um cara normal,um motorista, como qualquer outro. Mas faltava-me algo... E eu já sabia o que era. A mata, o campo, os rios e açudes, os caminhos e lugares que sabia que existiam e não podia visitá-los.

Então comprei ele : MEU PRIMEIRO NIVA!

Um carro que muitos chamam de droga, sem ter a coragem de conheçe-lo! Por isso jamais saberão o prazer que ele dá. O orgulho de possuí-lo mistura-se com a dor e o cansaço de ter que mante-lo em forma, em dia, inteiro. As vezes satisfazendo-se apenas por estar andando, isso já basta para alegrar-nos!

Diriam-me aqueles que o desconhecem: “QUALQUER CARRO TEM, NO MÍNIMO O DEVER DE RODAR!” Respondo-lhes como niveiro de coração: Após ver nos foruns opiniões de muitos outros como eu, estou aprendendo o básico de informática, e conto com a ajuda de todos irmãos niveiros que concordarem com minhas opiniões para podermos divulgar esse inexplicável vício que hoje faz parte de nossas vidas.
Do mesmo modo que as pessoas com as quais me relaciono,ao lerem esse artigo,ficaram surpresas e até curiosas em relação ao niva,Todos compreenderão,ou ao menos

PENSARÃO DUAS VEZES ANTES DE SE ARRISCAREM FALAR MAL DELE!!!

Nunca fui apegado à bens materiais. Adoro minha familia, amo minha esposa e meus filhos. Mas porque alguém foi escrever um dia que NIVA TEM ALMA??? Isso não saiu mais da minha cabeça, e me fez escrever isso tudo.

Que vício louco é esse que a gente não faz a minima força pra sair dele?

Que prazer nos dá em passearmos com a familia, conhecer lugares que não chegaríamos em um carro normal. Passarmos por barrancos e rios, com um enorme sorriso de orelha á orelha. “SÓ LOUCOS COMO EU SENTEM ORGULHO EM TER UM CARRO QUE A MAIORIA DAS PESSOAS NEM PENSAM EM POSSUIR!!!”

MESTRES NIVEIROS

Quero parabenizar a todos vocês, que ainda nesse mundo de hoje, tem personalidade suficiente para assumirem que gostam de um carro simples, barato, mas suficiente para levar-nos onde quisermos.
Pela solidariedade de ajudarem aos novos niveiros, com dicas de como superamos os problemas que enfrentam hoje em seus nivas.
Pelos conhecimentos de mecanica que proporcionam às suas mulheres e filhos ao pedirem para alcançar-lhes embaixo do NIVA um macaco hidráulico,uma chave dezenove ou um alicate de pressão (isso também ajuda com nossos presentes de aniversário, rsrsrs).
Enquanto a maior parte das pessoas, não tem a coragem de viver a vida sem preocupar-se com o que os “outros” vão falar, sentem inveja e gastam o que não podem para possuirem um carro mais caro que seus colegas ou vizinhos, a gente sente alegria em nossos corações quando alguém compra um niva. E ABRIMOS AQUELE SORRISO AO PASSARMOS POR OUTRO RUSSINHO NAS RUAS!

Existem poucos mecanicos que consertam NIVAs! Talvez a gente tenha um pouco de culpa nisso, pois quando o levamos na oficina ficamos sempre de olho, em cima, conferindo tudo. Resistimos ao máximo, mas sempre chega um momento em que precisamos auxilia-los, pois ninguém conhece um NIVA quanto seu dono, cada um tem suas manias! E é nessa hora que o mecânico pode ficar “beiçudo” e apartir disso passam a “não ter” mais hora disponivel para atender-nos. Ou cobram fortunas de mão-de-obra. Levando-nos com isso a cada vez mais buscar o conhecimento com outros niveiros para a gente mesmo fazer sua manutenção.

“QUANDO NOSSOS NIVAS ESTÃO QUEBRADOS SENTIMOS ALGO ESTRANHO, PARECE QUE FICAMOS MAIS TRISTES DO QUE BRAVOS!! ISSO QUE EXPLICA O SENTIMENTO DE ALEGRIA EM APENAS ELE ESTAR RODANDO!!!”

Todo carro deve andar,mas o niva não é “TODO CARRO”!
Um niveiro de verdade, quando percebe que outro niveiro mestá feliz, jamais faz criticas DESTRUTIVAS quanto a cor, ano, motor que usa, até mesmo sobre o estado de um outro NIVA ! Damos sugestões, opiniões. Antes de tudo precisamos encorajá-lo à seguir em frente. Respeitamos sua escolha e entendemos o que esta sentindo, já passamos por isso!!!

Nessa fase, estão aqueles que podemos chamar de MESTRES!

São os niveiros antigos, de idades variadas, com conhecimentos em diversas áreas profissionais. Que usam com certeza esses conhecimentos para cada vez mais deixarem seus NIVAs próximos da perfeição.

Esses mestres ,SENTEM NA CONCIÊNCIA, o dever de orientar os outros niveiros e principalmente os novatos, pois sabem que enfrentarão dificuldades e preconceitos.
 
O NASCIMENTO DE UM NIVEIRO

Esses são alguns preconceitos, além disso falarão que seu NIVA é quadrado, ridiculo e você é um louco em comprá-lo. Em muitas auto-peças a resposta será sempre a mesma: não, ao pedirmos peças pro lada, se não insistirmos, nem levantam da cadeira para procurar uma peça “genérica”!
Nas primeiras vezes poderá sentir-se envergonhado, indeciso. Notará que a direção é um pouco dura, que é gastador, os freios não são muito eficientes. Vai olhar pra alavanca da reduzida, desconfiando que ela tá engatada. Talvez comece a pensar em vendê-lo...

Esse é o seu primeiro teste! Os mestres já sabem o que acontecerá:

1 - Você vai vendê-lo, ou troca-lo por um carro normal, uma moto, uma bicicleta, uma tv, qualquer coisa. Está desesperado e com medo do niva, muito preocupado com o que os outros pensam de você. Se livrará dele e seguirá outros caminhos. NÃO CHEGARÁ AOS NOSSOS! Será apenas mais um para falar mal ...

2 - Vai vendê-lo ou trocar por um carro. Mas não conseguirá esquece-lo! Ficará babando quando ver um de nós no estacionamento. Pesquisará nos foruns e nos jornais,até um dia tomar coragem de se “assumir” e ir em busca do tempo perdido! TÁ NO SANGUE!!!

3 –VOCE TEM PERSONALIDADE E NÃO COPIA NINGUEM, FICA FELIZ QUANDO ALGUEM ALCANÇA UM SONHO, NÃO PENSA DUAS VEZES PARA ELOGIAR E DAR FORÇA À ALGUEM, COMEMORA JUNTO COM SEUS AMIGOS SUAS VITÓRIAS E ABRAÇA-OS EM SUAS DERROTAS, ADMIRA AS PESSOAS, MAS NÃO AS INVEJA...ENFIM...VOCE TEM O CORAÇÃO PURO, PRINCIPAL VIRTUDE DE UM FUTURO MESTRE NIVEIRO!!!

Seja bem vindo!Estamos prontos para ajudá-lo!




------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Nome: Wolfgang Peters
Cidade: ?


Eventualmente, pode ser que a longa vida do Lada Niva seja o resultado de um equívoco: à primeira vista, ele é apenas um carro. Na segunda olhada, é uma máquina de trabalho que alguém, por razões que não conseguimos compreender, construiu de forma que pudéssemos desenvolver associações com um automóvel. Mas se nos decidirmos a reconhecer e aceitar a verdadeira natureza do Lada Niva, então estaremos no caminho do reconhecimento: o Lada Niva é realmente um automóvel. Mas é um como nenhum outro. Nós já nos encontramos com o Lada Niva nos anos passados. Mas não se tratava de expedições a lugares inóspitos. Nós não queríamos analisar detalhes técnicos que, como comprovavam os demais veículos da época, podiam ser descritos como ultrapassados. Não se tratava de provar a superioridade dos produtos ocidentais sobre concorrentes mais antigos. Após nossos encontros com o Lada Niva, nós sempre estávamos na situação de refletir sobre o sentido do progresso e sobre alguma forma de fascinação que é obtida através da simplicidade. Pois o Lada Niva é um mestre da simplicidade. Isto não precisa ser uma desvantagem. Muito pelo contrário, é o que valorizamos, quando nos encontramos solitários, no meio do nada e podemos, com um simples martelo, reparar um pequeno problema na suspensão traseira. O Niva, com sua tração permanente, sua configuração simples e eficiente e sua inacreditável suavidade ao se deslocar através de lama e neve foi definido como um carro simples e assim permaneceu. Isto é comprovado através de uma olhada em um manual de instruções contemporâneo, que é uma preciosidade para qualquer pessoa que aprecia a precisão da simplicidade: desenhos cuidadosamente elaborados de coisas das quais nem suspeitávamos existirem no Lada Niva. Destrinchado até o último parafuso, detalhado até o último canto de seu interior, transformados em um quebra-cabeças de detalhamento dos desenhos e esforço artístico do que é apenas aparentemente secundário. Na página inicial, uma reminiscência do passado: “Automóvel WAZ-2121. Aprovado pelo Comitê Científico do Comitê de Estado da URSS Para o Aprendizado como instrumento de aprendizado para Escolas Técnicas” E aí, em inúmeras páginas, penetra nas profundezas da descrição técnica. Tudo no mais erudito russo.

Mesmo para aqueles que não têm intimidade com o Lada Niva, esses desenhos podem ser de utilidade. Ao observá-los, vem uma paz da qual, de outro modo, sentiríamos falta.

12 comentários:

WWW.MERCADOZETS.COM.BR disse...

MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

VENDE DE TUDO

CARRINHO DE PASSEIO

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=carrinho+de+passeio&IDCategoria=110

BEBÊ INFANTIL
http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

Paulo Feol disse...

Bom pessoal. Estou pensando em adquirir um Niva. Ainda não tive a oportunidade de dirigir um. Gostaria, caso seja possível, de algumas dicas. Nunca tive um carro off-road na minha vida. O que devo olhar na hora da compra? Agradeço muito.

Djalma disse...

Paulo

Sugiro que leia: http://jipeniva.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html .É um resumo das principais coisas que vc deve olhar no carro antes de comprar.

Sds

Walter disse...

Te falar, ainda não sou niveiro mas sempre vi o carro com bons olhos, tenho uma cherokee 96 faz 2 meses e to apaixonado por ela, estou procurando e pesquisando sobre o Niva pois minha esposa sempre gostou de carros como jeep e como ela quer adquirir seu primeiro carro apresentei a ela o Niva, disse nunca ter visto ou reparado em um, vimos alguns anuncios e ela ta curtindo bastante a idéia, procurei no google opiniões sobre o Niva e cai aqui, embasbacado, boquiaberto e de olhos marejados com alguns depoimentos começo a achar q corre sangue russo em minhas veias tb, espero em breve nos encontrarmos por essas trilhas da vida, forte abraço a todos

Djalma disse...


Espero que vcs encontrem um bom carro.
Grande Agraço.
Djalma

Anônimo disse...

NIVA É UM ESTADO DE ESPÍRITO. Já estou com meu terceiro NIVA, é uma " cachaça ", dizem, é feio, barulhento, antiquado, gastador. Veja já rodei milhares de Km rebocando carreta, barco, para pescarias, por Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará, e olhem cheguei onde estes SUVs metidos a besta, vão largando os parachoques, os plásticos da carroceria, as bijouterias e afins, e já reboquei com meu NIVA, até importados 4x4 atolados até os "coco" Gastão nem tanto depois de colocar uma Injeção do corsa, faz hoje media de 9 km litro, para um 4x4 integral, com 20 anos de uso, tá OTIMO. Não quebra, não da trabalho, quando precisa de uma peça, é super fácil a substituição, consertar, é eu mesmo. É uma terapia, fim de semana, e amassar barro, e fazer raly aqui em Goiás. Eduardo von Atzingen. e-mail: maxivet@bol.com.br

Djalma disse...

Como bem filosofou o Niveiro Bacalhau.

Ao tentarmos consertá-lo e melhorá-lo, é como se tentássemos consertar a nós mesmos..

flavio disse...

BOM DIA AMIGOS NIVEIROS , TO COMEÇANDO NA ARTE DO 4X4 COMPREI UM NIVA 91 FIZ O MOTOR DELE AGORA TO ENCONTRANDO PROBLEMA COM O TAMQUE POIS O DELE TAVA COMPLETAMENTE PODRE, TO SEM TANQUE E NAO ENCONTRO PARA COMPRAR SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO. FLAVIO 32 84155566

Djalma disse...

Flavio

Vc já tentou as opções abaixo.

Status Lada
Rua Carijós, 1585, Vila Linda - Santo André
(11) 4451-7920 ou 4974-3672


Saran´Car
Viela Ipu, 29, Parque São Luiz (Bonsucesso) Guarulhos
(11) 2432-2509 ou 2433-1068
Nextel ID 55*30*33343


Apoio 4x4
Avenida Quito Junqueira, 380, Campos Elíseos Ribeirão Preto
(16) 3969-3130

André Sanches disse...

Olá Pessoal. Gostaria de comprar um niva e ja tenho alguns na minha lista de escolhidos. Gostaria de saber sobre a diferença entre modelos de anos diferentes. É melhor os tradicionais que encontramos de 91 a 94, ou os "moderninhos" de 95?

Blog Jipe Niva disse...

Creio que o mais importante seria a condição geral do carro. mas os 95 tem motor 1.7 injetado e melhorias no acoplamento elástico entre as caixas. Se vc achar um 95 em bom estado creio ser a melhor opção.

Deivid Neres disse...

Pessoal, boa tarde
Me chamo Deivid, moro em Santos - SP, estou entrando no mundo do Niva recentemente, ainda não comprei o meu, mas como li no post acima que por sinal foi muito bem montado, não devemos ter pressa em comprar um rs. Estou com planos de trocar meu carro popular no Russinho e vou fazê-lo, vão me chamar de louco e blá-blá-blá, mas a opinião de quem não o conhece não interessa, e encontrei nesse blog o que eu precisava, me apaixonei pelo Niva assim, de repente, sem mais nem menos, estou lendo bastante sobre o Niva e só venho ficando mais e mais encantado com ele, já estou pesquisando sobre preços e vou dar uma olhada nos outros tópicos, pra ver no que preciso me atentar na hora de comprar um e peço a ajuda de vocês nesse meu novo desafio, gostaria de entrar pra família Niva.