English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Motor AP no Niva


Kit de Adaptação

A adaptação do motor VW AP no Niva é uma pratica muito comum, mas considero fundamental faze-la utilizando  um kit de adaptação especialmente desenvolvido para este fim.  Em meu Niva utilizo o Kit da Erosão Off-Road, empresa que foi a pioneira na fabricação desses Kit´s, mas não atua mais no mercado. Atualmente o Kit mais conhecido e consequentemente vendido é o modelo  BR2000 da empresa Estilo Offroad de propriedade de Rogerio Bacelar. Esse Kit esta sendo fabricando  a muito tempo, portanto, creio que é  a opção mais segura e aperfeiçoada existente no mercado.

É muito importante esclarecer que a adaptação deve ser executada por uma oficina ou mecânico especializado a fim de evitar problemas colaterais decorrentes da má adaptação, ou seja, o que seria uma melhoria no carro pode se transformar numa imensa frustração, caso a adaptação não seja absolutamente criteriosa. Atente-se que a maioria das oficinas mecânicas preferem serviços de giro rápido, e nem sempre estarão dispostas a gastar tempo analisando o que seria tecnicamente correto numa adaptação, portanto, a escolha da oficina é fator decisivo para obter êxito na empreitada.


Componentes do Kit de Adaptação Erosão

1 - Suporte do lado direito do motor



2 - Suportes do lado esquerdo do motor





3 - Suporte frontal do motor



4 - Suporte do coxim da caixa de cambio




5 - Caixa seca


6 - Carter do motor



Serviço de adaptação

O motor ficou distante aproximadamente 10mm da parede corta fogo e toda possibilidade de interferência entre motor, lataria e outras partes do carro foram eliminadas.

- Desbaste do corpo do diferencial dianteiro de maneira a não interferir no posicionamento do motor.


- Desbaste da caixa seca nas proximidades do munhão da direção – lado direito


O alinhamento vertical do conjunto motor/cambio, foi realizado através dos suportes laterais e dianteiro do motor. O suporte do coxim da caixa de cambio deve ser usado apenas para o posicionamento horizontal do conjunto, ou seja, procure alinhar/nivelar muito bem o conjunto.
Depois dessa "aventura" na garagem de casa, entendi o porquê alguns criticam o carro . Nivas quebram não por culpa exclusiva de sua mecânica, mas principalmente pela falta de mecânicos especializados e de proprietários cuidadosos. Durante os trabalhos de adaptação pude comprovar e eliminar diversas improvisações, substituir peças desgastadas, porcas e parafusos espanados, etc., ou seja, se você gosta de mecânica não entregue seu Niva a qualquer um, procure aprender e tente executar as manutenções, ninguém fará melhor que você mesmo, mas, se não tem habilidade para tanto, ao menos aprenda o suficiente para supervisionar as manutenções em seu Jipe, vale a pena!!

Vantagens da adaptação do motor AP:

  • Menor custo de manutenção;

  • Facilidade com peças de reposição;

  • Facilidade de mão de obra especializada;

  • Motor com maior potencia e menor peso;

  • Carburação mais moderna e eficiente;

  • Menor consumo de combustível;

  • Quebras menos freqüentes;

  • Peças agregadas ao motor (distribuidor,alternador, carburador,bomba de combustível, etc..) mais confiáveis;


    10 comentários:

    naldogoiano disse...

    Tenho um niva com motor ap 1.8 , o tenho a uns 45 dias , hoje mandei trocar a embreagem , para minha surpresa so o plator é do ap , disco da fiat que avia sido recondicionado , não durou nada , como vc fez essa adaptação?
    ronaldocatarino@hotmail.com
    agadeço se poder me responder.

    r disse...

    parabéns por conseguir se dar bem com o Kit Camarada, eu, infelizmente me cansei dele e estou voltando pro original convertido pra 1.7.

    estou vendendo meu motor AP com kit por 1700 contos, se conhecer alguem que queira:
    rogercsouza@yahoo.com.br

    Abraço

    Anônimo disse...

    Boa noite!

    Amigo acabei de comprar um niva com motor original e estava afim de colocar um motor ap1.6 ou 1.8, gostaria de saber por quais motivos vc cansou?

    Se vc ainda estiver com o motor mande fotos e valor completo para meu email:
    thiago.odashima@hotmail.com

    Obrigado.

    Anônimo disse...

    puxa desculpa a demora, vi agora só seu comentario.

    ja vendi o kit e o motor.

    o motivo da minha desistencia foram os aborrecimentos que a adaptação causa, não pelo motor que é exelente, mas houve a quebra do prisioneiro do difer. dianteiro e pra reinstá-lo eu teria que arrancar fora o motor, por sinal era com flange, não com caixa seca.

    se fosse vc eu continuaria com o original, da lista de vantagens que o Djalma colocou eu acho que só no peso o AP fica melhor que o original, o resto é inerente do projeto do motor, e os custos da adaptação encobrem as vantagens.

    meu niva agora estou restaurando só com peças originais russas, 70% mais barato que aqui mesmo com o dolar a 1,80.

    pra estudar o original eu comprei um Laika e o reconstrui, todas as vezes que xingava a adaptação era quando me lembrava das facilidades de acesso no original, verificar o distribuidor por exemplo, se vc não tiver as mãos bem pequenas (tipo de criança), vai passar raiva...

    as facilidades do motor AP ficam aí, pois vc fica preso a alguma oficina + ou - especializada pra arrancar o motor fora, diferente do original que eu mesmo mexo, de um lado é facil, do outro é um absurdo de complicado (ter que arrancar o motor pra apertar um parafuso que no original não leva 3 minutos...
    fica com o original, é um exelente motor tambem, somente mal divulgado.

    abraço

    Anônimo disse...

    Amigo
    estou restaurando o meu niva 91. As peças da carroceria foram feitas em nova iguaçu aqui no Rj. O lanterneiro fabricou algumas peças como cx de ar assoalho o teto e a tampa tras eu comprei usadas. agora preciso mecanica dele.
    Me informe, por favor como comprar peças originais mais em conta.
    Meu email clolsan2007@hotmail.com
    Grato

    Gelo disse...

    Para quem deseja comprar peças diretamente da Avto-VAZ (Lada) entre no site http://www.ladaparts.ru/ e clique na bandeira do Brasil logo abaixo.

    O atendimento é em português e as peças vem direto da Russia. Basta escolher a peça no (gigantesco) catálogo oficial deles e fazer o pedido.

    Boa sorte! ;-)

    sidnei mituo disse...

    o unico problema q tive com adaptacoes foi trepidacoes. Agora estou colocando um ap 1.8 injetado sendo gerenciado por uma fulltech 300.

    sidnei mituo disse...

    Pra quem tiver interesse estou vendendo o ap 1.8 carburado completo por R$ 1.500,00

    Anônimo disse...

    Bom dia pessoal. Gostaria de saber qual o pneu mais indicado para o Niva. Tenho rodas 15 e na dianteira esta com 225/70 e traseira 225/75, porém acho que se fossem pneus mais finos (tipo 205 0u 215), ficaria melhor de se dirigir. Se alguém tiver uma idéia, agradeço. E se alguem de Curitiba tiver um jogo de pneus pra vender é só entrar em contato no eduskr@hotmail.com. Abraço e Feliz 2013.

    Anônimo disse...

    boa tarde presizo que alguen tenha o telefone de quem vende o kits de adapitação
    do motor ap no niva 4x4 dos suportes e da capa seca